8 de janeiro de 2009

Bicentenário de Louis Braille




DEDINHOS LEITORES
"
Você vê, certo?
Não é bom saber o que se passa ao redor?
Pois essa sensação também é possível a quem não enxerga, basta possibilitar o acesso ao conhecimento; muito show ler né ; mas para algumas pessoas ,se não fosse um carinha chamado Luiz Braile ler não seria nada fácil ;ele criou o sistema braile que dar acesso a leitura de livros,cardápios ,revistas ,jornais e acredite até livros de receitas isso torna a leitura mais gostosa aindaaa!!

bom galeraaa! aí vai uma nota sobre esse cara incrível .

beijinhos comentem
beijinhos ....

Com o tema: Braille
Selo comemorativo ao Bicentenário de Louis Braille
Começa a circular hoje em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
A Comissão Brasileira para o Bicentenário de Louis Braille (CBBLB), presidida por Dorina de Gouvêa Nowill juntamente com os Correios, lançam hoje, dia 5 de janeiro um selo comemorativo aos 200 anos de nascimento de Louis Braille, o inventor do sistema de leitura e escrita para os deficientes visuais.
O lançamento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte marca o início das comemorações do bicentenário de nascimento de Louis Braille no Brasil. No total serão mais de um milhão de selos emitidos em todo o país.
O selo criado pelo artista plástico mineiro Ricardo Cristofaro, é uma homenagem que pretende envolver todos os segmentos da sociedade e propiciar uma ampla reflexão sobre o uso do Sistema Braille como um instrumento indispensável às pessoas com deficiência visual tanta na sua educação quanto no exercício da cidadania com maior independência e autonomia.

Em ritmo de comemoração ,o AQUARELA DE CADA UM tráz algumas dicas bem legais para quando você encontrar uma pessoa com deficiência visual

cuidado!!

o cão guia está trabalhando

Por mais tentador que seja acariciar um cão-guia, lembre-se de que esses cães têm a responsabilidade de guiar um dono que não enxerga. O cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia.

COMO AJUDAR UM DEFICIENTE VISUAL

Como lidar connosco. Muitas pessoas não deficientes ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do
Nem sempre as pessoas cegas ou com deficiência visual precisam de ajuda, mas se encontrar alguma que pareça estar em dificuldades, identifique-se, faça-a perceber que você está falando com ela, para isso pode por exemplo tocar-lhe levemente no braço, e ofereça seu auxílio. Nunca ajude sem perguntar antes como deve fazê-lo.
Caso sua ajuda como guia seja aceita, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado. Ela irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando.
É sempre bom você avisar, antecipadamente, a existência de degraus, pisos escorregadios, buracos e obstáculos em geral durante o trajecto.
Num corredor estreito, por onde só é possível passar uma pessoa, coloque o seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa continuar seguindo você.